Home

 

Quem Somos Noticias   Postais Cachoeira Paulista Links Contato

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Quem Somos

A ASSOCIAÇÃO CULTURAL FILACAP foi fundada em Cachoeira Paulista/SP, no dia 1º de maio de 1972, com o nome de Clube Filatélico de Cachoeira Paulista.

A primeira sede da entidade foi a própria residência de seu fundador e presidente Prof. José Maurício do Prado, onde eram realizadas as reuniões. Durante algum tempo a sede funcionou na Casa da Amizade do Rotary Club de Cachoeira Paulista e, em seguida, em uma sala cedida pela Rádio Bandeirantes de Cachoeira Paulista. Atualmente a sede está localizada na Rua Sete de Abril, 50, Alto da Igreja, residência do presidente.

No ano seguinte a sua fundação, a entidade já realizava sua primeira exposição, a EXFICAP 73, em comemoração aos 100 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont. Esta primeira exposição foi realizada em conjunto com o Círculo dos Aerofilatelistas do Brasil, sob a presidência do pesquisador filatélico e aerofilatelista Carlos dos Santos Pinheiro.

Até 2006 foram realizadas mais nove exposições conhecidas pela sigla EXFICAP (Exposição Filatélica de Cachoeira Paulista). A partir de 1974 todas EXFICAPs tiveram sua realização assinaladas por carimbos comemorativos lançados pelos Correios.

A divulgação do trabalho da entidade sempre teve o apoio de jornais onde o presidente, jornalista profissional, manteve colunas sobre colecionismo (atualmente, Coluna do Colecionador). Desde 1975 a divulgação do colecionismo foi ampliada com o lançamento do jornal FILACAP, em circulação até hoje.

A Associação Cultural FILACAP sempre apoiou os movimentos que visam fortalecer o colecionismo brasileiro, participando da fundação da FEFIESP – Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo e da FEBRAF – Federação Brasileira de Filatelia.

Em suas realizações contam-se inúmeras exposições e encontros de colecionadores em várias cidades do Vale do Paraíba, sempre contando com o apoio da FEFIESP, FEBRAF, ABRAJOF – Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos e dos CORREIOS. Também tem encontrado o apoio de muitas Prefeituras e Câmaras Municipais em suas realizações.

Convidamos você, amigo colecionador, a unir-se a nós na divulgação do Colecionismo, a mais conhecida e praticada das modalidades culturais em todo o mundo.


 

© 2005 FILACAP - Associação Cultural FILACAP. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Artes Design Informática